Liderança 4.0 é Modismo?
Liderança 4.0 não é modismo, é transformação e questão de necessidade para empresas e profissionais manter competitividade no mercado.
Tem sido cada vez mais frequente ouvir ou ler sobre o papel das lideranças dentro de uma organização. É fundamental que negócios e pessoas, se desenvolvam, sejam mais assertivos e possam gerar maior produtividade, performance e resultados.
Hoje não é mais possível fazer uma gestão de pessoas nos mesmos moldes do passado, onde o perfil dos gestores era de: “manda quem pode e obedece quem tem juízo”.
Isso porque a empresa 4.0, requer uma gestão 4.0 e uma liderança 4.0. Que sejam totalmente voltadas às expectativas dos clientes externos e internos e da sociedade em geral .
A forma de liderar vem passando por diversas transformações, entretanto nunca foi tão imprescindível ter a capacidade de liderar, de forma mais assertiva, como está sendo atualmente.
Com o advindo da Indústria 4.0, desenvolver a habilidade de liderança tem sido o foco de organizações e profissionais que querem se manter sustentáveis.
Mas como se tornar um líder 4.0?
Para entender melhor, quais são as competências necessárias para uma liderança 4.0 eficiente e eficaz, é preciso compreender o que é revolução industrial e suas fases.
O Que É Revolução Industrial
Período de desenvolvimento tecnológico e avanço do processo industrial, iniciado na Inglaterra no século XVIII, que gerou grandes transformações para a humanidade.
Foi o início de grandes mudanças no dia a dia das pessoas, como:
Fases da Revolução Industrial
Primeira Revolução Industrial
Se deu através de descobertas que proporcionaram o crescimento das indústrias com:
Além disso, foi marcada pela transição da manufatura para o sistema fabril, gerada pela invenção da máquina de fiar e a máquina a vapor. Isto é, fez com que deixássemos de ter teares movidos a “braços fortes” e passássemos a ter motores movidos a vapor.
Nessa época, o posicionamento das lideranças era focado na força e na forma desumana dos patrões tratarem os trabalhadores.
Muitos chegavam a correr riscos de acidentes.
Segunda Revolução Industrial
Já a segunda revolução, ocorreu no meado do século XIX e foi manifestada pela descoberta da eletricidade e do sistema de produção de linha de montagem. Trata-se da Época do Taylorismo e do Fordismo, onde o princípio básico era racionalizar o processo produtivo, através de movimentos repetitivos dos homens e das máquinas.
Além disso, ocorreu o progresso técnico-científico, criando a possibilidade de desenvolver máquinas novas, utilizar o aço, o petróleo e ampliar os meios de comunicação.
O modelo de liderança deste período se mantinha ainda autocrático e autoritário, porque era baseado na centralização do poder, das decisões e das informações em uma única pessoa..
Terceira Revolução Industrial
De certa forma ainda vivemos esta revolução, que teve seu início em meados do século XX e que vai além de uma mudança das transformações industriais.
A Terceira Revolução Industrial é marcada pelo avanço da ciência, da tecnologia, da eletrônica, da informática e da robótica.
Época em que ocorre o início da automação nos processos de produção e desta vez, sem auxílio humano. Ou seja, processos realizados por robôs.
É o início, também, da globalização, com surgimento dos computadores, a criação da internet e dos dispositivos móveis.
Período em que surgem mudanças na administração de pessoas e nas relações de trabalho com:
Além disso, surgiu também a necessidade de entender como gerar maior produtividade por parte dos trabalhadores. O que gerou um grande passo para estudar mais sobre o comportamento humano dentro das organizações.
Trazendo à tona temáticas até então não abordadas como: atuação das lideranças, formas de motivar e qualidade de vida.
Surge uma visão de liderança diferenciada, com a proposta de olhar as pessoas e suas competências individuais. Envolvendo, inclusive, o que é possível ser feito para desenvolvê-las.
Atualmente estamos vivenciando a transição da terceira para a quarta Revolução Industrial, que é responsável por mudanças mais objetivas e efetivas no papel das lideranças, dentro das organizações.
Entretanto, para entendermos melhor como ela impacta na atuação das lideranças, precisamos compreender o que é a Indústria 4.0.
O Que é Revolução Industrial 4.0 ou Indústria 4.0
Trata-se de um conceito desenvolvido pelo alemão Klaus Schwab, diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial.
De acordo com Schwab, essa transição que estamos vivenciando:
“Transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos”.
Considerada a revolução mais disruptiva e transformadora da humanidade, ela compreende a ligação entre as várias tecnologias digitais, físicas e biológicas.
A Indústria 4.0 possui duas características fortes: automação de tarefas e controle de dados e informações.
Isto é, as mudanças estão focadas na conectividade, nas análises de dados por tecnologias mais avançadas e por computação cognitiva que permitem criar indústrias mais autônomas e inteligentes.
Quais os Impactos da Revolução Industrial 4.0 no Mundo
O seu impacto vai além da efetividade produtiva, essas transformações estão afetando o mercado de forma macro.
Impactando as relações de consumo e experiência do cliente externo, as relações de trabalho e experiências do cliente interno, bem como nos modelos de negócio.
A adaptação e mudança ocorre na forma de se enxergar o trabalho e deverá ser mais intensa em virtude de fábricas mais automatizadas. Contudo a demanda por desenvolvimento e pesquisa aumentará ainda mais, oferecendo oportunidades para os profissionais que estão em busca desenvolvimento contínuo.
Isto porque elevará o grau de necessidade de contratação e retenção de profissionais tecnicamente capacitados e com formação multidisciplinar.
Em outras palavras, a forma de gerenciar uma organização, na Indústria 4.0, deverá seguir a mesma linha, isto é, deverá ser uma gestão 4.0.
O que é Gestão 4.0
Trata-se de um novo modelo de gestão organizacional, que tem por base a Indústria 4.0 e que surge a partir da necessidade da interação dos clientes e as empresas.
Na gestão 4.0 as organizações trabalharão de acordo com as expectativas dos clientes. Com isso, fica ainda mais evidente a carência das organizações, no que diz respeito às informações dos clientes.
Elas vão precisar investir em tecnologias como o uso de ferramentas de CRM e Customer Analytics, para registrar informações que permitam analisar o perfil dos clientes, de forma mais efetiva.
Todo o comportamento do cliente será usado na tomada de decisão dos negócios.
A Revolução Industrial 4.0 realmente mudará a forma como vivemos, trabalhamos, nos relacionamos e, principalmente, os sistemas sociais e econômicos que regulam a vida de cada um de nós.
Contudo, em se tratando de relações, um dos fatores mais relevantes para a Indústria 4.0, além da forma de se relacionar com clientes e sociedade, será as relações entre líderes e liderados, que se inicia durante a entrevista de emprego.
Por este motivo hoje se fala no desenvolvimento de uma Liderança 4.0.
O Que é Liderança 4.0
Inovação e reinvenção passaram a ser palavras necessárias do cotidiano corporativo.
Propiciam o fortalecimento da cultura e promovem relacionamentos transparentes e saudáveis entre as pessoas que fazem parte da organização.
O fato é que, para uma empresa permanecer competitiva no mercado, ela precisa estar “antenada” com as mudanças que estão ocorrendo, ou seja, se manter à frente dessas mudanças.
Em outras palavras, o papel das lideranças vem sendo cada vez mais importante e de uma responsabilidade ímpar. Isto é, não podem concentrar apenas esforços no crescimento tecnológico e produtivo, será necessário que foquem seus esforços nas pessoas, na sociedade e no meio ambiente.
A atuação das lideranças deve estar concentrada em garantir a segurança no desenvolvimento de novas tecnologias, tornando-as cada vez mais favoráveis à sua evolução, sem deixar de olhar as pessoas como peça fundamental que vai compor a equipe.
Sendo assim, os líderes vão precisar engajar melhor os seus liderados tornando as relações mais colaborativas.
A Liderança 4.0 carece de desenvolver um olhar mais aberto para as novas formas de trabalho.
Quer dizer, precisa mudar seu modelo mental, olhando para o coletivo, o colaborativo e, principalmente, o futuro de todos. As novas lideranças terão que incorporar, rapidamente, essa nova mudança e dissipar o receio delas.
Afinal, de acordo com o futurista:
“Mudança é o processo no qual o futuro invade nossas vidas.”.
E se mudança é um processo, que traz o futuro para mais próximo de nós, se as lideranças continuarem olhando com medo para esse futuro, certamente não vão conhecê-lo.
Além disso, ele também nos sugere o aprendizado contínuo:
“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender.”
O que para mim, deve ser uma das principais características da liderança 4.0, do contrário, não será referência e, muito menos, competência para desenvolver seus liderados.
Características da Liderança 4.0
Apesar de ainda vivenciarmos o modelo de gestão tradicional, ou seja, um modelo controlador, hierárquico e cheio de padrões engessados, estamos mais da metade do caminho para uma liderança transformadora.
Com o crescimento da visão tecnológica e de gerações mais conectadas, a forma de gerir tende a ser menos centralizadora e mais compartilhada, menos hierárquica e mais colaborativa.
O mundo corporativo precisa contar mais com líderes que encorajem suas equipes a inovar, enfrentar novos desafios com essa nova era digital.
Por esta razão, a liderança 4.0 tem como características:
Agilidade na Tomada de Decisão
Perante tanta informação disponibilizada em tempo real, uma das características da liderança 4.0 é lidar, através da inteligência emocional, com a tomada de decisão rápida.
Além disso, a visão de agilidade deve ser voltada para identificar oportunidades de negócio.
Superar a pressão do mercado, saber lidar e gerenciar os conflitos comportamentais das equipes e investir, principalmente, em uma comunicação mais assertiva.
As lideranças estão lidando com gerações distintas, sendo a geração millenials e geração Z as que mais demandam de desafios, assim como com profissionais multidisciplinares.
Eles então motivados por um propósito, por autonomia para realizar as ações, pelo sentimento de pertencimento, de confiança e de responsabilidades.
Querem ser engajados através de uma liderança que delegue, que saiba se comunicar com transparência e que desenvolva a capacidade de autogestão.
Que inspire e estimule a colaboração da equipe.
Isso tudo em um momento em que a conectividade impera e que as pessoas não estão nos mesmos lugares, ou seja, estão trabalhando e interagindo à distância.
Foco nas Pessoas
A liderança 4.0, apesar de estar atenta aos resultados, não deixa de estar focada nas pessoas.
Em outras palavras, o líder 4.0 promove diálogo e se comunica de forma transparente, tem influência, age de forma facilitadora, gerando empoderamento das equipes e colaboradores.
Se utiliza do fluxo de comunicação interna ascendente, onde o feedback dos liderados facilita o processo de avaliação do ambiente organizacional
Tem a característica de lidar com as diferenças, empaticamente, compreendendo e tirando de todos o seu meu melhor.
Aliás, investindo e potencializando performance, através do desenvolvimento.
Com todas as mudanças tecnológicas a liderança 4.0 faz sua gestão com as pessoas, de forma estratégica.
Aprendizado Contínuo
O Líder 4.0 assume o controle do seu desenvolvimento, isto porque seu foco é o aprendizado contínuo.
Ele está sempre em busca de aprendizado constante, pois sabe que a velocidade das informações torna os processos mais velozes.
Sabe que precisa estar atualizado, focado em informações relevantes e conectado as redes de pessoas que possam contribuir e facilitar esse aprendizado.
Aliás, o Líder 4.0 não só busca o aprendizado contínuo, como estimula a equipe a aprender a aprender e reaprender.
Características da Liderança 4.0
É fato que a liderança 4.0 será uma das maiores impulsionadoras para esta mudança que estamos presenciando com a Indústria 4.0. Quanto mais disruptiva, mais será inconformada e não aceitará rótulos como: “a máquina dominará o homem”.
Para que você possa se tornar um líder 4.0, precisa pensar em ser disruptivo e desenvolver uma série de habilidades, que a Revolução Industrial 4.0 promove.
Aliás, pensar será outra mudança de paradigma nesse novo modelo de liderança, visto que no passado ouvia-se muito:
“Você não é pago para pensar e sim, para executar”.
Possuir Múltiplas Habilidades
Essas habilidades vão muito além de questões técnicas. É preciso desenvolver competências para gerar sinergia entre os principais pilares da empresa: Pessoas; Processos e Tecnologias.
Desenvolver diversas habilidades que permitem a conexão entre o conhecimento técnico, novas tecnologias, novas metodologias e relacionamentos.
Estar atento às novidades e saber orientar seus colaboradores, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe, bem como saber extrair o melhor de cada um.
Ser Ágil
Vai precisar ser ágil em tempos corridos. Ou seja. o Líder 4.0 tem que ser rápido em analisar todas as variáveis.
Em tomar decisões que contribuam para realização de novos serviços e implantação de novos conceitos, assim como na mediação de conflitos com a equipe.
Precisa ser articulado e ativo no desenvolvimento de equipes e na sua formação, para que processos, produtos e serviços sejam cada vez mais inovadores.
Estar Conectado
É necessário estar conectado com todas as perspectivas do negócio, sejam ligadas direta ou indiretamente a ele. E focar na antecipação e prevenção de impactos positivos ou negativos, tendo uma visão flexível e não engessada.
Usar a conectividade de forma estratégica, especialmente no que diz respeito a gerir e manter relações com os liderados. Já que, com a mudança, teremos profissionais trabalhando em diversos locais e todos vão precisar obter as mesmas informações.
Estar Aberto e Disponível Para Aprender
É imprescindível que a Liderança 4.0 esteja acessível ao novo.
Tornar menos rígido o midset para as novas ideias, independentemente de onde elas venham. Estando disponível em aprender o tempo todo.
A propósito, muitos profissionais, ao participarem de processos seletivos, já questionam se a gestão se posiciona de forma inovadora. Inclusive, se terão a oportunidade de se desenvolver através da colaboração.
Como já dissemos anteriormente, vai ser necessário estar aberto ao aprendizado contínuo e as novas formas de pensar.
Ser Capaz de Orientar e Desenvolver
A Liderança 4.0 vai lidar com diversas informações e terá que compartilhá-las e transmiti-las a todos.
Disseminar a informação, através de orientações, ensinando e desenvolvendo a equipe.
Além disso, precisa utilizar a ferramenta de feedback constantemente. Que tem como princípio o desenvolvimento, como forma de estimular todos os liderados a aprenderem, desaprenderem e reaprenderem.
O que permitirá, também, desenvolver e promover um bom relacionamento interpessoal.
Ser Empático
Assim como precisa conhecer as necessidades dos clientes para disponibilizar experiências que façam conexão com a marca, no modelo de liderança 4.0 precisar conhecer as necessidades dos liderados.
Tendo como o objetivo, oferecer melhores experiências e sensação de pertencimento.
Será imprescindível desenvolver a capacidade da escuta ativa.
Não apenas com a tônica de se colocar no lugar do outro, mas, principalmente, olhar com o olhar do outro.
Possuir Bom Relacionamento Intrapessoal
A liderança 4.0 requer que o indivíduo tenha autoconhecimento e reconheça suas forças e fraquezas, seu perfil pessoal e profissional, para que consiga lidar consigo mesmo.
E, fundamentalmente, inteligência para saber lidar com suas emoções. Cuidando assim da sua saúde física e mental.
Afinal, mesmo que as mudanças estejam “batendo à porta”, o líder 4.0 é um ser humano como qualquer outro.
Quero dizer com isso que ele se emociona, tem necessidades e desejos como qualquer liderado.
Possuir Bom Relacionamento Interpessoal
O Líder 4.0 sabe que a Indústria 4.0 vai mudar, especialmente, a forma de se relacionar. Por este motivo, deve preparado para a enfrentar situações difíceis nos relacionamentos interpessoais.
Para tanto, é preciso desenvolver esta habilidade, sendo empático, criando a capacidade de perceber o outro de forma holística.
Para isso, vai ser necessário formar boas equipes, ter uma comunicação assertiva, isto é, clara, transparente e ágil, sem ter que ficar “com rodeios”.
Isto é, uma comunicação simples e objetiva, sem constrangimento, porém lapidando os “mimimis” que eventualmente possam causar.
Ausência de Julgamentos
É fundamental que a liderança 4.0 seja pautada na ausência de julgamentos.
O foco primordial é ouvir sem preconceito, através da prática da escuta ativa, partindo do princípio de que todos têm contribuição a dar. Ater aos fatos, incluindo as pessoas e não olhar as questões de forma pessoal.
Lidar com a Inteligência Artificial
É preciso ser disruptivo e saber lidar com robôs e liderados, simultaneamente.
Será necessário desenvolver a capacidade de entender como as novas tecnologias atuam. Isto é, de forma que a interação entre equipes e robôs possam contribuir, cada qual no seu universo, com maior produtividade e resultados.
Por tudo isso, podemos afirmar que os profissionais que desejam se manter sustentáveis em suas funções de liderança devem olhar, de forma menos resistente, para as mudanças que a 4ª Revolução Industrial está proporcionando.
Em um cenário, onde “tempos e movimentos” estão sendo substituídos por agilidade e automação, as lideranças terão que ser inovadoras e visionárias.
Será necessário desenvolver novas habilidades, ter visão de futuro e estar sustentado por três pilares que devem se conectar:
Além disso, para uma Liderança 4.0 será necessário mudança no modelo mental atual, revendo padrões a respeito de gestão de pessoas.
Sendo assim, só nos restam as seguintes questões:
Com que olhar você está vendo a sua Liderança?
O que você está fazendo para pertencer ao grupo da Liderança 4.0?
Se você ainda não consegue responder essas questões, conte comigo para te ajudar a fazer parte do grupo de Líderes 4.0.
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