Análise de Currículo – O Que os Recrutadores Olham?

Análise de Currículo – O Que os Recrutadores Olham?

Análise de Currículo assusta os candidatos, por isso, saiba o que os recrutadores olham quando estão em busca do profissional adequado.

Análise de Currículo assusta os candidatos, por isso, saiba o que os recrutadores olham quando estão em busca do profissional adequado.

Em época de crise e dificuldade de conseguir um emprego, muitas pessoas estão questionando como os recrutadores fazem a análise de currículo. E a dúvida ocorre, independente se a elaboração de currículo é para o primeiro emprego ou para a recolocação.

Os candidatos costumam ficar tensos quando estão procurando emprego, porque não fazem ideia do que os recrutadores vão analisar.

Percebemos que isso ocorre porque o candidato deseja muito uma colocação no mercado de trabalho e, como não sabe o que escrever no currículo, fica com medo de não conseguir atender às expectativas do recrutador.

Para ajudar você, que passa por esta situação. Nesse momento complicado e cheio de incertezas econômicas, abordaremos o que pensam os recrutadores durante a análise de currículo.

Por este motivo, entendemos que será fundamental, para que possa preparar um currículo com estratégia, foco e objetividade.

O Que é Análise de Currículo?

É uma das etapas do processo seletivo, onde ocorre a triagem dos currículos recebidos.

É a hora em que o recrutador separa os currículos que possuem os requisitos mais próximos aos exigidos pela vaga, analisa e seleciona os candidatos que têm o perfil profissional mais aderente ao perfil da vaga divulgada.

A análise de currículo é a etapa que demanda de mais tempo e gera mais trabalho para os recrutadores.

Vamos entender os motivos:

Quanto Tempo Leva a Análise de Currículo?

O volume de pessoas desempregadas, em busca de um emprego, tem sido cada vez maior o que gera muitos currículos recebidos por cada vaga em aberto na organização.

Por este motivo, é importante ressaltar também que a meta dos recrutadores é identificar, o mais rápido possível, se um determinado currículo atende às exigências da vaga.

De acordo com diversas pesquisas, os recrutadores levam em média entre 6 e 30 segundos, para fazer a análise de currículo. Em virtude disso, não é fácil encontrar, em um curto espaço de tempo, o candidato enquadrado ao perfil da vaga.

É necessário ter o currículo bem elaborado, que chama a atenção dos recrutadores, já nos primeiros 6 segundos. Por esta razão, eles focam em pontos mais estratégicos que facilitam traçar o perfil do candidato.

Mas antes de você saber como os recrutadores fazem a análise de currículo, temos que responder a seguinte questão:

O Que Pensam os Recrutadores Durante a Análise de Currículo?

O que eles pensam é bem simples:

“O currículo deste candidato está dentro do perfil da vaga?”;
O candidato tem os pré-requisitos necessários para realizar as atividades propostas?“;
A formação, experiências e competências do candidato atendem ao cargo que vai ocupar?.

Partindo dessas indagações, precisamos analisar quais são as informações que chamam mais a atenção dos recrutadores.

Como os Recrutadores Fazem a Análise de Currículo?

Podemos dividir a análise em duas etapas:

Primeira etapa – podemos dizer que o foco está nas informações básicas, como: nome, contato e formação.
Segunda etapa – o foco é mais direcionado ao objetivo, à experiência atual e anteriores ressaltado os resultados alcançados
Terceira etapa – nos cursos e atividades que possam complementar informações sobre o perfil do candidato.

Embora as três etapas sejam importantes, na maio parte das vezes, é na segunda etapa que os recrutadores buscam as palavras-chave que estão relacionadas ao cargo que o candidato está concorrendo.

Durante toda a análise de currículo, os recrutadores avaliam a objetividade, a clareza, a organização e a formatação das informações.

E, principalmente, o que destaca o seu currículo diante dos demais.

De acordo com Jorge Paulo Lemann, o currículo deve ter atividades diferenciadas:

“Têm pessoas que já fizeram alguma coisa aos 20 anos. Têm muitos que podem até ser ótimos e ter uma boa faculdade, mas não fizeram nada [de diferente]. Eu gosto de olhar o que o sujeito já fez de diferente”.
Lemann

O que ele quer dizer é que se faz necessário refletir sobre o que o candidato já fez de diferente e que incluiu na elaboração do seu currículo, e que vai despertar a atenção dos recrutadores

Por esta razão, a elaboração de currículo deve ser feita dando destaque aos talentos diferenciados e ter muita atenção para não cometer erros no currículo

Como Elaborar um Currículo – Análise dos Recrutadores

Conforme já mencionamos anteriormente, os recrutadores focam na conexão entre o perfil da vaga e o perfil do profissional.

Ao fazer a elaboração do currículo, o candidato precisa analisar o perfil da vaga para a qual está se candidatando. Além disso, elabora estrategicamente, com base na análise dos recrutadores, considerando:

Objetividade

A objetividade está relacionada à dois pontos fundamentais:

No seu objetivo profissional;
Na sua capacidade de ser organizado, ao expor as suas informações.

De acordo com os recrutadores é muito importante saber se o candidato tem um propósito profissional e em que área ou função pretende atuar.

Você pode deixar de ser escolhido por não ter um objetivo definido.

Não colocar esta informação no currículo, com o intuito de se encaixar em qualquer cargo, faz com que o candidato seja descartado em um piscar de olhos. Isto ocorre porque, para os recrutadores, quem não tem um objetivo de carreira pode se tornar instável e não permanecer por muito tempo na empresa.

Além disso, eles analisam se o candidato é conciso e coerente com as informações que menciona.

Em outras palavras, se consegue ordenar suas experiências profissionais, os cursos que participou, bem como, pontuar de forma clara, as conquistas e projetos que realizou nas empresas anteriores.

Formatação

Não importa o modelo de currículo que você acredita ser o mais adequado para seu perfil profissional, o importante é ter atenção com a organização, com as informações coerentes e verdadeiras, assim como com os erros de linguagem e a estética.

Lembre-se que durante a análise de currículo, a primeira impressão é a que fica! Se o seu currículo estiver poluído e confuso na primeira “batida do olho”, será eliminado.

Bem simples assim!

Afinal, o recrutador tem que ter a impressão de que você vê seu currículo como um documento e que as informações incluídas serão de fácil entendimento.

Experiências Profissionais

Além dos recrutadores observarem os detalhes sobre o que o candidato realizou nas outras empresas, eles também avaliam como foi a sua trajetória e que padrões seguiu.

Se foi inconstante e ficou “pulando” de empresa para empresa em curto espaço de tempo

Por este motivo, é bom se munir de informações importantes para responder, com segurança, durante a entrevista de empego.

Para os recrutadores, é importante analisar com que frequência o candidato muda de emprego e se essa mudança tem relevância com a projeção da carreira dele.

Alguns profissionais acreditam que se trabalharem em diversas empresas, naturalmente vão adquirir mais experiências para registrar em seu currículo. Ocorre que isso nem sempre é verdadeiro. Pois, vai depender do tempo que o candidato fica em cada uma das empresas.

E se de fato, o candidato, conseguiu construir resultados tanto para a empresa quanto para ele mesmo.

Para os selecionadores, essa troca constante de emprego, algumas vezes, pode significar falta de interesse. Ou mesmo, dificuldade no relacionamento interpessoal.

Dependendo do contexto, pode ser interpretado que não se importa em desenvolver a carreira a longo prazo.

Traduzindo o pensamento do recrutador: “Este candidato pode não ficar conosco por muito tempo.”

Além disso, ao fazer a análise de currículo, observam as promoções nos cargos, para identificar qual foi a periodicidade, bem como tudo o que traduz o seu desenvolvimento e crescimento profissional.

Palavras-Chave

A palavra-chave ou keyword, é o elemento básico de uma pesquisa.

Os recrutadores buscam por palavras-chave que identificam o quanto o candidato possui de competências para exercer a função desejada. Bem como as habilidades e comportamentos que são imprescindíveis para atuar no cargo.

Sendo assim, você deve analisar a vaga e incluir em seu currículo as palavras que mais se encaixam no perfil da vaga.

As palavras-chave são usadas também nos Softwares de Recrutamento.

O que dá praticidade e redução de tempo para o RH, durante o processo da análise de currículo e seleção do candidato, por outro lado, se o candidato não fica atento às inclusões pode perder excelente oportunidades.

Resultados Alcançados

Durante a análise de currículo, os recrutadores estão com o “faro” apurado, ou seja, empenhados em encontrar a pessoa certa para decidir quem contratar. Portanto, o que mais desejam é serem atraídos e fisgados por um bom currículo.

Consequentemente, permanecerão focados e dedicados para encontrar o candidato certo para a vaga, analisando todas as informações, através das palavras-chave, que sinalizarão as competências desejadas para a execução das atividades do cargo.

Uma vez identificando essas competências, vão conseguir identificar qual o candidato será capaz de trazer maiores resultados para a empresa.

‘Matou” a charada?

Quanto mais colocar os resultados alcançados nas empresas anteriores, apresentar para os selecionadores o quanto pode contribuir para a estratégia e o crescimento da organização, mais atrativo ficará o currículo e, consequentemente, com mais probabilidade e ser selecionado.

Informar os resultados alcançados, em suas experiências profissionais, gera credibilidade. Bem como, demonstra suas competências.

Pense comigo, se os recrutadores querem encontrar o candidato certo, então o que o candidato precisa é elaborar um currículo que eles tenham interesse de olhar, do início ao fim. Portanto, é fundamental que os recrutadores se sintam atraídos e curiosos para saber mais sobre o candidato e sobre o planejamento da sua carreira.

Sugiro que faça uma análise do seu currículo e se pergunte:

Eu me contrataria?
Quais foram os pontos que mais se destacaram no meu currículo?

Acreditamos que desta forma, ficará mais fácil se colocar no lugar do recrutador. Afinal, ter um Currículo bem elaborado é uma estratégia poderosa para chamar a atenção dos Recrutadores.

Contudo, se você ainda tem dúvida e não consegue entender como os recrutadores fazem a analise de currículo, conte comigo!

QUER TURBINAR SUA CARREIRA?

Deixe nome e e-mail e receba conteúdo!

➥ Seus dados estão protegidos conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Carrinho de compras
Rolar para cima