Como se Sair Bem na Entrevista de Emprego

Como se Sair Bem na Entrevista de Emprego

Como se sair bem na entrevista de emprego, é o que mais gera preocupação aos profissionais que estão em busca de uma vaga de emprego.

Como se sair bem na entrevista de emprego, é uma das questões que mais gera preocupação para os profissionais que estão em busca de uma vaga de emprego.

Em função do desemprego, centenas de pessoas se inscrevem para uma única vaga de emprego, o que triplica a competitividade entre os profissionais.

As empresas estão aperfeiçoando seus processos seletivos e criando critérios que ajudam os recrutadores serem mais assertivos na seleção.

Por conta dessas questões, os candidatos se sentem ainda mais inseguros. A incerteza se o currículo será escolhido, já demanda de muito equilíbrio emocional e quando chega a hora da entrevista, esse equilíbrio precisa estar redobrado.

O fato de não saber como se vestir, sobre o que falar e como falar, de como se comportar de um modo geral, promove insegurança e deixa qualquer candidato com o nível de ansiedade elevado.

Sabemos que o profissional que conseguir controlar suas emoções e ter suas metas profissionais bem definidas, terá mais chances de se sair bem na entrevista de emprego.

Ocorre que é constante o questionamento sobre como se sair bem na entrevista de emprego, por isso vamos entender quais são as necessárias para manter a tranquilidade e poder se posicionar de maneira mais assertiva.

Como se Sair Bem na Entrevista de Emprego

Qualquer profissional, por mais qualificado e experiente que seja, vai ficar nervoso. Sendo assim, o primeiro passo para ser bem-sucedido na entrevista de emprego é se preparar.

Ao se preparar, você vai sentir segurança e, ao mesmo tempo vai minimizar a tensão e o nervosismo.

Conheça a Sobre a Vaga e a Empresa

A primeira coisa a ser feita é analisar as informações sobre a vaga e confirmar se, de fato, possui interesse em participar do processo seletivo.

Mesmo que você tenha feito a elaboração do currículo e enviado para a empresa, é bom examinar novamente todos os fatores que te atraíram na vaga. E, pode começar avaliando se os seus objetivos profissionais estão claros e aderentes aos objetivos da empresa.

Talvez seja importante, antes de se questionar como se sair bem na entrevista de emprego, você se perguntar:

O que me atrai ou atraiu a esta vaga?
Só quero conseguir um emprego, ou realmente esta é a oportunidade de alavancar a minha carreira?

Além disso, você precisa conhecer, também, a empresa para a qual está se candidatando.

Faça uma pesquisa sobre a empresa, e conheça:

Seguimento da empresa;
Missão;
Visão;
Valores.

Quanto mais souber, mais chances terá de se posicionar de maneira clara, objetiva e transparente com a empresa.

Prepare-se Emocionalmente

Inteligência Emocional, é uma das competências mais analisadas em uma entrevista de emprego. E os recrutadores estão atentos se o candidato conhece e tem controle sobre as próprias emoções.

Quando eu digo controlar emoções, me refiro às emoções realmente estressantes e incapacitantes. Sentir as emoções é o que torna a nossa vida rica.

Durante a entrevista, o recrutador analisa se o profissional entrevistado não será traído por suas emoções. Afinal, os recrutadores não estão interessados somente nas competências técnicas do candidato, mas, principalmente, nas suas competências comportamentais.

Para se sair bem em uma entrevista de emprego, é preciso saber responder às perguntas que tratam deste assunto. Assim como, para participar é preciso ter também consciência de que: nervosismo e ansiedade demais não vão ajudar em nada.

Da mesma forma, a questão emocional é avaliada durante a dinâmica de grupo, por este motivo, é fundamental se preparar para participar das dinâmicas.

Você precisa ir para a entrevista de emprego, com muito entusiasmo!

“Uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode, portanto, ser considerado como um estado de espírito otimista.”

Afinal de contas, se está claro para você o seu objetivo, então só precisa estar convencido e confiante sobre suas competências, para se sair bem na entrevista de emprego.

Crie Empatia Pelo Recrutador

Quanto mais você for empático com o recrutador, mais ele será com você.

Em outras palavras, quanto mais se entender a posição do recrutador, durante a entrevista de emprego, mais ele entenderá a sua ansiedade e nervosismo. Desta forma, fará de tudo para que se tranquilize e se mantenha focado na entrevista.

Para se sair bem na entrevista de emprego é necessário ser verdadeiro, ter empatia e manter um bom relacionamento com o recrutador.

Desenvolver a capacidade de ouvir com atenção, entendendo o ponto de vista do recrutador e interagir, respondendo o que foi perguntado e questionando para esclarecer as suas dúvidas.

Lembre-se, empatia está diretamente ligada à Inteligência emocional.

Seja Pontual

Se você quer se sair bem na entrevista de emprego, saiba que sua pontualidade demonstra comprometimento. Sabemos que imprevistos podem ocorrer, mas é necessário se organizar para esse dia.

Verifique quanto tempo levará até o local e procure sair mais cedo, assim não correrá o risco de ficar ansioso por causa do trânsito. Além disso, chegando com antecedência terá a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre o ambiente da organização.

Valorize Suas Experiências Durante a Entrevista de Emprego

Quanto mais você conseguir expor as suas experiências e os resultados que alcançou, ao longo da sua trajetória profissional, certamente fará toda a diferença.

Para se sair bem na entrevista de emprego, você precisa valorizar aquilo que, realmente, vai trazer resultados positivos para o cargo que vai ocupar. Mas, isso não quer dizer que você deva ser arrogante.

Fique atento às perguntas e se posicione de maneira adequada e precisa, respondendo ao que for perguntado.

Evidencie suas competências, a partir de realizações e resultados. Dê exemplos de projetos realizados, apresentando números. E se chegou a liderar pessoas, destaque o número de liderados e demonstre como contribuiu para o desenvolvimento da equipe.

Reforço a importância de escutar atentamente ao que é perguntado, sem interromper o recrutador, para entender exatamente o que ele deseja saber. E se não conseguir compreender a pergunta, questione.

Utilize a Habilidade da Escuta Ativa

Ouça tudo com atenção e responda o que for perguntado, sem floreios. Não esqueça que os recrutadores não têm todo o tempo do mundo e precisam entrevistar outros candidatos.

Preste atenção nos mínimos detalhes, como tom de voz, palavras usadas e gestos dos recrutadores. Esta atenção deve ocorrer também, caso você participe de uma entrevista de emprego remota.

Você certamente já ouviu falar que o corpo fala e sabendo disso, também deve ficar atento à sua postura.

Ao longo da entrevista de emprego, procure se observar e verifique se está gesticulando muito, falando alto ou demasiadamente rápido. Avalie se a sua comunicação está sendo clara e objetiva.

Com certeza o recrutador tem a habilidade da escuta ativa desenvolvida e, o propósito dele é te “ouvir” na íntegra.

Outras Ações Para se Sair Bem na Entrevista de Emprego

Além do que mencionamos acima, você também precisa ter atenção às questões abaixo:

Tenha uma noite tranquila e evite comidas pesadas que possam provocar mal-estar no dia seguinte;
Mesmo que você seja fumante, evite fumar no dia da entrevista. Independe de a empresa permitir ou não, sabemos que o odor que fica na pessoa, nem sempre é agradável;
Não use óculos escuros durante a entrevista, além de ser deselegante com o recrutador, você pode gerar falta de confiança, simplesmente porque ele não estará vendo seus olhos;
Seja simpático e não piadista;
Seja discreto e não fique olhando o que o recrutador escreve sobre você. Ele terá que fazer registros e curiosidades em excesso também não agradam muito;
Evite discussões acaloradas, principalmente sobre religião, política e futebol.

Desenvolva o Autoconhecimento

Essa é a “dica de ouro” que todo profissional deve seguir em relação à sua entrevista de emprego.

Eu sei que a garganta vai apertar e coração acelerar, quando o recrutador chamar você para a entrevista de emprego. Porém, para evitar que o seu coração “saia pela boca”, ratifico a importância de dominar as suas emoções e, principalmente, sobre o que diz respeito a si mesmo.

O que quero dizer é que, se você não se conhece e não sabe o que quer profissionalmente, ficará difícil mencionar sobre suas competências e, até mesmo, sobre o que precisa desenvolver.

Sinta-se confiante de que está participando da melhor oportunidade para a sua carreira e que saberá usar todo o tempo de forma correta. Foque e concentre-se no que o recrutador quer saber sobre você.

Fique atento às perguntas e questione, caso não entenda. Isso será fundamental para que a entrevista de emprego transcorra em harmonia.

É importante entender que seus questionamentos, sejam eles por dúvidas em relação às perguntas, por desconhecer alguma informação sobre as atividades ou benefícios que a empresa oferece, são fundamentais para este momento da entrevista de emprego.

Demonstra que você tem interesse genuíno sobre as perguntas e pela empresa como um todo.

Outra ponto a ser considerado é conhecer como funciona a entrevista por competência, pois atualmente é a mais usada.

Entender sobre os motivos que levam o recrutador a usar esse modelo de entrevista, vai te ajudar na hora de responder as perguntas para se sair bem na entrevista de emprego.

No mais, tenha certeza de que se chamaram você para a entrevista de emprego, é porque possui características compatíveis com o cargo.

Conserve confiança em si e ressalte suas melhores competências para vivenciar uma excelente entrevista de emprego.

Se precisa de ajuda para entender mais sobre como se sair bem na entrevista de emprego, conte comigo.

QUER TURBINAR SUA CARREIRA?

Deixe nome e e-mail e receba conteúdo!

➥ Seus dados estão protegidos conosco

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Carrinho de compras
Rolar para cima