Treinamento - Projeto Jovens do Futuro

Treinamento – Projeto Jovens do Futuro

Participei do treinamento para Atendente de Farmácias e Drogarias, oferecido pelo Abrigo do Marinheiro em parceria com a Ascoferj, no Projeto Jovens do Futuro.

Participei do treinamento para Atendente de Farmácias e Drogarias oferecido pelo Abrigo do Marinheiro em parceria com a Ascoferj, no Projeto Jovens do Futuro.

Este projeto visa capacitar jovens para o mercado de trabalho, focando no Desenvolvimento de Competências essenciais para diversas profissões.

Desenvolvimento de Competências

O conteúdo do meu treinamento foi direcionado para o desenvolvimento de competências comportamentais que, na maioria das vezes, impactam na continuidade de do profissional no ambiente corporativo.

Foi um momento ímpar!

Estar diante de mais de 100 militares, que abraçaram a oportunidade de conhecer sobre a função de atendente de farmácia e, principalmente, estarem focados e engajados para os novos conhecimentos, foi algo emocionante para mim.

Sobre o Abrigo do Marinheiro

O Abrigo do Marinheiro é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão promover a qualidade de vida, como costumam dizer: para toda a Família Naval.

Eles possuem diversos projetos sociais, culturais e educacionais, com o objetivo de oferecer diversas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, apoiando e capacitando os militares, servidores civis e seus dependentes.

Todos os envolvidos no projeto possuem um brilho no olhar que encanta, que mostra o quanto apoiar o outro, em suas necessidades, é um diferencial.

E foi este brilho no olhar que me cativou, e me fez mergulhar nessa proposta de capacitação, no Projeto Jovens do Futuro

Objetivo do Projeto Jovens do Futuro

O Projeto Jovens do Futuro, tem como objetivo, principal, ampliar as possibilidades de geração de renda e preparar os militares recrutas, marinheiros de 2ª classe, soldados e cabos fuzileiros navais que deixarão o Serviço Ativo da Marinha (LSAM) para o mercado de trabalho civil.

Através de programas de formação, o projeto busca reduzir o índice de desemprego entre esses militares, incentivando o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais.

E, para fazer parte desse movimento importante, a Ascoferj (Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro) promoveu o Treinamento Básico para Atendentes de Farmácia, me confiando apresentar informações relevantes sobre competências comportamentais que fazem a diferença no mercado de trabalho.

Além, é claro, de ter tido a oportunidade de trocar conhecimento com a Dra. Betânia Alhãn, farmacêutica especialista em assuntos regulatórios e fundadora da Organize Farma, que também fez parte abordando a parte técnica, trazendo conteúdos como: Atribuições e responsabilidades dos atendentes de farmácia; Conceitos básicos de Boas Práticas, entre outros temas extremamente relevantes para a função.

Objetivo do Meu Treinamento Para o Projeto Jovens do Futuro

O objetivo do meu treinamento foi possibilitar a construção de um plano de carreira no mercado do varejo farmacêutico, como atendente de farmácia, a partir do conhecimento de habilidades importante que compõem o desenvolvimento de competências comportamentais.

Durante o treinamento para o Projeto Jovens do Futuro, foram abordados os seguintes temas:

Ética e Postura Profissional

Ao longo da abordagem desse tema, apresentei a importância de valorizar o próprio trabalho, além de ter mencionado sobre questões fundamentais para obterem uma boa postura profissional.

Pude dividir com eles sobre uma frase que ouvi, do filósofo e professor Cortela, que simplifica muito quando estamos com dúvida sobre estar ou não sendo ético:

“Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: (1) quero?; (2) devo?; (3) posso?
Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero.
Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve”.
Mario Sérgio Cortella

Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais

Iniciei este conteúdo mostrando o quanto ter um bom Relacionamento Intrapessoal, facilita todo o processo para um excelente Relacionamento Interpessoal. Entender o quanto a pessoa é capaz de se relacionar consigo mesma, facilita no processo de conexão verdadeira e duradoura com o outro.

Para isso, saber lidar com as emoções e sentimentos é fundamental, por isso apresentamos a importância de desenvolver a Inteligência Emocional.

Inteligência Emocional

Afinal, como diz Daniel Goleman:

“Para o bem ou para o mal, quando são as emoções que dominam, o intelecto não pode nos conduzir a lugar nenhum.”

Comunicação como Fator de Sucesso

Parte do treinamento, onde a descontração e, ao mesmo tempo, o foco estavam em sintonia.

Ao apresentar a importância de conhecer sobre a Comunicação Não Verbal, pude realizar uma dinâmica com os jovens militares que me surpreenderam em responderem, todos juntos, que estavam entendendo o quanto a comunicação não verbal, “fala” mais que mil palavras.

Foi gratificante ver como assimilaram a relevância que devemos dar para uma comunicação clara, transparente e assertiva.

Gestão de Conflito

Felicidade Não é Ausência

Como felicidade não é ausência de conflito, mas sim a habilidade de lidar com ele, destaquei o quanto devemos considerar os conflitos como úteis, principalmente pelo papel que desempenham na vida das pessoas, sejam eles positivos ou negativos.

Os conflitos são fontes de aprendizado.

O mais importante é entender quais são as principais causas, como forma de prevenção dos conflitos indesejáveis, possibilitando a concentração de tempo e energia para os conflitos “saudáveis”, aqueles que nos permitem crescer e aprimorar nossos relacionamentos.

Durante a explanação desse tema, apresentei as causas mais comuns enfrentadas pelos atendentes de farmácias e drogarias.

Agregando Valor ao Atendimento

Agregando Valor ao Atendimento

Atualmente a experiência do cliente é fator crucial para que ele seja fidelizado, por este motivo, durante a abordagem desse tema, sinalizei a importância da percepção de bem-estar que o cliente precisa ter ao entrar em uma farmácia ou drogaria.

Oferecer valor para o cliente é, criar razões genuínas para que ele opte pelo consumo de um produto ou serviço.

Ter a habilidade de encantar o cliente é um diferencial altamente competitivo para quem está planejando ter uma carreira de sucesso em qualquer área de atuação.

Autodesenvolvimento e Autogestão

Fechei o treinamento com este conteúdo e com a certeza de que todos os que estavam ali dispostos a abraçar as oportunidades que estão para chegar.

Podíamos ver aqueles jovens, que abraçaram a oportunidade de participar dos treinamentos realizados, através do Projeto Jovens do Futuro, se perceberem como principais responsáveis por suas decisões e trajetória profissional.

Foi nítido o quanto compreenderam que, quanto mais se comprometem com o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, mais alcançarão bons resultados em suas carreiras.

Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer como podem planejar a carreira para obterem sucesso, através das seguintes etapas:

1ª Etapa – Autoconhecimento
2ª Etapa – Estabeleça Objetivos
3ª Etapa – Crie Estratégia
4ª Etapa – Alinhamento do Plano de Ação
5ª Etapa – Avaliações Periódicas das Estratégias

Projeto Jovens do Futuro – Minha Experiência Pessoal

Participar deste treinamento foi uma experiência ímpar e enriquecedora.

Pude aprender com eles diversas coisas importantes e fundamentais, também, para minha carreira. Além disso, a minha interação com eles e entre eles foi mágico e me deixou bastante emocionada, principalmente pelo depoimento in loco.

Por que ele estava lá, se já estava ausente da marinha há dois anos? Porque, abraçou a oportunidade para alcançar um novo desafio profissional.

A todo momento eles promoviam um ambiente colaborativo e motivador e, para mim, viver momentos como esse é gratificante demais.

Foi lindo de ver o nosso momento final, com a “dinâmica do boneco do posto”, mas sobre isso eu vou guardar para mim.

Agradeço imensamente a Priscila Fontoura e a Isis Eccard, que representaram o Abrigo do Marinheiro e ao Sr. Luis Marins – presidente da Ascoferj pela confiança e a oportunidade de participar deste projeto tão grandioso. Além de agradecer também a Beatriz Estanqueiro, Assistente Administrativa do Abrigo do Marinheiro e ao Giovanni Ramos, Representante Comercial da Ascoferj, que me deu todo apoio operacional no dia do treinamento e a Pamella Stoque, Assistente Social no Departamento do Abrigo do Marinheiro – Guandu do Sapê.

Abrigo do Marinheiro - Projeto Jovens do Futuro

Estou confiante de que as competências desenvolvidas durante o treinamento realizado, para os militares recrutas, marinheiros de 2ª classe, soldados e cabos fuzileiros navais que deixarão o Serviço Ativo da Marinha (LSAM), para o mercado de trabalho civil, foi de suma importância para que todos eles possam ser inseridos no mercado de trabalho civil, como atendente de farmácias e drogarias.

Se depender de mim, o Projeto Jovens do Futuro terá vida longa.

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4 comentários em “Treinamento – Projeto Jovens do Futuro”

  1. Avatar de Ísis Eccard
    Ísis Eccard

    Que honra ter a Carla conosco nesse dia. Além do seu profissionalismo e conhecimento a empatia é sua grande importância qualidade. Ela não só agregou conhecimento ao curso como foi além, incentivando e demonstrando aso jovens que um futuro melhor é possível. Obrigada, Carla. Você é uma profissional incrível!

    1. Isis, muito obrigada pelo carinho. Esse projeto é de tirar o chapéu e você, assim como a Priscila, conduzem de maneira brilhante.
      Não vejo a hora de estar novamente com vocês, agregando valor ao desenvolvimento desses militares, que estão se desenvolvendo para tornar suas carreiras prósperas.

  2. Avatar de Beatriz Estanqueiro
    Beatriz Estanqueiro

    Foi ótimo poder ter a Sra. Carla conosco neste projeto tão especial! Sua experiência, comprometimento e dedicação foram essenciais para o sucesso da iniciativa. A maneira como envolveu e compartilhou seus conhecimentos fez uma grande diferença na formação dos participantes, e sua contribuição foi fundamental para que o projeto atingisse seus objetivos. Agradecemos imensamente por sua colaboração e esperamos poder contar com a sua parceria em futuras oportunidades.

    1. Beatriz, obrigada por suas palavras. Só conseguimos envolver as pessoas, quando somos envolvidos por projetos que agregam valor para muitas pessoas. O agradecimento é meu por tanto que recebi, por seu auxílio em todos os momentos necessários e, por ter conseguido tirar lindas fotos desse encontro.
      Com certeza você me verá muitas vezes participando com vocês nesse projeto grandioso.

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