Comunicação Empresarial e Organizacional

Comunicação Empresarial e Organizacional

Comunicação empresarial e organizacional, deve ser vista como competência estratégica, deve ser assertiva, clara, transparente e sustentável.

82 / 100

Comunicação empresarial e organizacional, deve ser vista como competência estratégica.

Com a globalização, o que vai diferenciar uma organização e torná-la sustentável diante do mercado é o quanto a sua forma de comunicar é estratégica.

Para serem eficientes e eficazes em relação ao seu público interno e externo, precisam manter a comunicação clara e transparente.

Diante disso, temos observado muitas empresas focando na capacitação de suas equipes para desenvolver uma comunicação assertiva. Isso porque, a própria sociedade vem demandando por mais transparência e ética. Impactando diretamente na imagem da empresa, através da sua opinião.

O que não difere do comportamento do seu público interno, que também tem deixado claro as razões pelas quais continuará, ou não, fazendo parte da organização.

Para que possamos entender melhor os impactos que a comunicação empresarial e organizacional pode gerar em uma empresa, precisamos entender como funciona cada uma delas.

Quero abrir apenas uma parênteses antes de dar continuidade:

Por mais que se interprete que Comunicação Empresarial e Organizacional são a mesma coisa, existe uma certa distinção entre ambas.

O que é Comunicação Empresarial

Trata-se de uma ferramenta estratégica de planejamento, onde as empresas têm por objetivo elevar a sua credibilidade, sua imagem, seus resultados e lucros.

A comunicação empresarial está relacionada às empresas com fins lucrativos e, sua finalidade de comunicação, está focada nos benefícios econômicos e sociais que podem obter.

Para que funcionem de forma eficiente e eficaz, seja no âmbito operacional ou na gestão de pessoas, elas precisam ter sua comunicação empresarial transparente e mais assertiva.

Por demandar um papel importante, no que diz respeito a representação da empresa no mercado e sua lucratividade, a comunicação empresarial precisa ser clara e objetiva. O que torna os processos externos e internos, das empresas, mais direcionados e específicos. Ou seja, estratégicos.

É através da comunicação empresarial que as organizações terão seus processos mais interligados estrategicamente, com foco nas metas, produtividade e resultados a serem alcançados.

O que nos permite entender que a comunicação empresarial está direcionada aos ganhos internos, com o objetivo de gerar transformações de cunho financeiro, de personificação e produtividade. Isto é, promover no mercado melhoria em sua reputação e confiabilidade, com o propósito de expandir o crescimento da organização.

Para isso, precisamos entender, quais os principais objetivos e benefícios de uma comunicação empresarial.

Quais os Principais Objetivos e Benefícios da Comunicação Empresarial

Como já dissemos antes, para que uma empresa se torne funcional, seja com relação ao clima organizacional ou aos seus processos internos, é necessário que ocorra uma boa comunicação empresarial.

Isso facilita que as atividades sejam cumpridas, com foco. Alinhadas aos objetivos e metas, com o intuito de criar um ambiente organizacional mais propício e obter maiores resultados financeiros.

Sendo assim, com a comunicação empresarial a organização obtém diversos benefícios como:

Evitar especulações

Quando a comunicação empresarial é clara e transparente, evita qualquer tipo de dúvida e impede que haja, tanto do seu público interno quanto externo, indagações duvidosas e boatos a seu respeito.

Inclusive as famosas “Fake News” (Notícias Falsas).

Gera engajamento

Quanto mais próxima a empresa estiver de seus funcionários e clientes, mais ela conseguirá engajá-los.

Através da boa relação com seus consumidores, cria a sensação de personalização e experiência única. Da mesma forma, através da boa relação com seus colaboradores a empresa cria a sensação de pertencimento e “visão de dono”.

No caso específico dos colaboradores, ainda promove a melhoria no clima organizacional.

Aumenta a produtividade

Só ocorre produtividade quando a empresa consegue alinhar seus objetivos, valores e propósito. Quando a empresa possui uma comunicação empresarial efetiva, ela mobiliza e torna seus processos mais estratégicos.

Com isso, permite que cada um conheça as atividades do outro, saibam onde podem contribuir e apoiar para tornar a empresa mais sustentável e em expansão.

Cria imagem positiva da marca

A comunicação empresarial não só fortalece e aumenta a credibilidade da imagem da empresa, mas também pode elevar a lucratividade ao tornar a marca mais desejada e com maior valor agregado.

Cria canal de relacionamento

Através da comunicação empresarial a organização cria canais de relacionamento, seja com clientes ou funcionários. Desta forma permite que todos possam expressar suas dúvidas, sugestões ou, até mesmo, reclamações.

Contudo, por mais que uma empresa se prepare para desenvolver boa comunicação empresarial é necessário pensar também na sua comunicação organizacional.

O que é Comunicação Organizacional

Atualmente o mercado exige que as empresas enxerguem além de lucro.

O prêmio irá para as empresas que inventam novas maneiras de criar, comunicar e transmitir valor ao seu mercado-alvo. Podemos chamá-las de Visionárias de Marketing.
Philip Kotler

Requer que estejam pautadas em propósito e em resultados que consigam gerar valor para a sociedade e para as pessoas que nelas trabalham. Por esta razão, a comunicação organizacional torna-se muito mais ampla.

Não tem como objetivo somente o benefício da própria organização, e sim, o benefício de todos que estão interligados a ela.

Neste caso, estamos falando não apenas de organizações privadas, com fim lucrativo, mas também sobre ONG’s, associações, fundações e empresas públicas.

Sendo assim, a comunicação organizacional deve ser encarada como prioridade dentro das organizações para tornar o negócio mais eficiente e eficaz, além da sua própria existência. Isto porque, será através desse tipo de comunicação, que as empresas vão conseguir manter um bom relacionamento interpessoal com públicos diferentes.

O que quero dizer é que a comunicação organizacional está relacionada a qualquer manifestação, seja das atividades, estratégias, processos ou produtos, que reforcem a visão positiva da empresa. A opinião que seu público-alvo, como: consumidores; colaboradores; acionistas; fornecedores; entre outros, possui.

É fundamental criar, através de mecanismos de educação, de construção de valores e valorização individual uma comunicação para o mercado. Da mesma forma que promover clima organizacional mais motivador.

Isto é, desenvolve formas institucionais de exercer a interação e de se relacionar com seus diversos públicos, com o objetivo de criar vínculo.

Por isso, a comunicação empresarial se manifesta em três dimensões.

Três Dimensões da Comunicação Empresarial

De acordo com a Prof.ª Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch:

Dimensão Estratégica

Caracteriza-se pelo planejamento e a administração estratégica das ações de comunicação.

Ocorre uma análise prévia sobre possíveis oportunidades e ameaças, para transmitir as informações de forma objetiva e estruturada, através do gerenciamento do público-alvo e de acordo com o ambiente em que a empresa está inserida.

Dimensão Instrumental

É funcional e técnica, ou seja, considerada apenas como um canal de transmissão de informações e viabilização de processos, possibilitando que a empresa consiga atingir seus objetivos globais.

Dimensão Humana

Seu maior objetivo está nos relacionamentos relações interpessoais.

Quer dizer, na conexão entre os indivíduos e na importância deles ao se comunicarem de forma harmônica e em prol do trabalho colaborativo e da empresa como membros da organização. Assim como, na importância da comunicação entre a organização e seu público externo.

Em seus estudos, Kunsch destaca que a comunicação organizacional é formada por todos os modelos de comunicação dentro de uma organização.

Modelos de Comunicação

Comunicação Institucional

O objetivo é desenvolver a personificação da organização de forma positiva, diante de seus consumidores, investidores e sociedade. Tornar a sua identidade corporativa mais assertiva, através de uma gestão estratégica de comunicação com foco nas relações públicas.

Comunicação Mercadológica

Trata-se de uma comunicação de estratégica de marketing, que tem como proposta é “vender” melhor a imagem dos produtos ou serviços de uma organização, além de melhorar a imagem deles no mercado.

Vai além de publicidade, o objetivo é que seja integrada e impactante, de forma que alcance o público-alvo.

Comunicação Administrativa

Seu objetivo é a transmissão de dados administrativos e operacionais, de forma que possibilitem a convergência dos processos.

Isso permite que haja organização e integração entre o planejar, coordenar, dirigir e controlar todos os recursos para chegar aos resultados com menor custo, maior produtividade e maior lucro.

Comunicação Interna

Tem por objetivo tornar as relações entre empresa e colaboradores mais amistosa, com o intuito de manter um clima organizacional harmonioso e favorável. Contudo, a comunicação interna não está restrita apenas aos colaboradores contratados, mas abrange também seus colaboradores terceirizados e prestadores de serviço.

Atualmente as organizações estão se empenhando em tornar a comunicação interna mais efetiva, constante e compartilhada, de forma que permita que todos, sem exceção, tenham condições de se expressar.

Isto é, estão utilizando como ferramenta estratégica, seja para comunicar ou motivar, permitindo uma gestão mais ampla e eficiente de todos os seus processos.

Com isso, através das estratégias de comunicação interna, a empresa tem como desenhar a forma como vai se comunicar com gestores, funcionários, terceiros e prestadores de serviço oferecendo tratamento específico.

A ideia é que seja uma ação de “mão dupla”, tendo como proposta contribuir para que ocorra mais diálogo, sem julgamentos. Com o objetivo de alavancar performances individuais e da própria organização.

É importante ressaltar que para tornar mais efetiva a circulação de informações dentro de uma organização, é preciso que seja observado o seu fluxo, ou seja, como ocorre a sua movimentação.

Para isso é importante saber que existem alguns fluxos da comunicação interna.

Fluxos da Comunicação Interna

Fluxo de Comunicação Interna Descendente

Este fluxo de comunicação acontece de cima para baixo, ou seja, é hierarquizada.

A informação circula, a partir do nível da direção da empresa, seguindo uma trilha hierárquica até chegar nos funcionários. O objetivo, nesse tipo de comunicação, é fazer com que os funcionários tenham informações sobre normas e procedimentos.

Que ele entendam sobre a missão, visão e valores. Além de instruções, apresentação e delegação dos trabalhos, sobre informativos institucionais, bem como feedbacks em geral.

Fluxo de Comunicação Interna Ascendente

Trata-se de um fluxo de comunicação que ocorre de baixo para cima, ou seja, dos funcionários para a gestão.

Este fluxo tem por objetivo levar informações aos gestores, a partir dos colaboradores, que possam contribuir para análise e avaliação do ambiente organizacional. A proposta é que através do feedback dos funcionários, os gestores identifiquem como está a sua gestão, como as ações estão impactando, seja de forma positiva ou negativa.

Inclusive se a estratégia da empresa está sendo bem disseminada. Tudo isso, podendo ser medido através de pesquisas de clima organizacional, caixa de sugestão e etc.

Fluxo de Comunicação Interna Horizontal

É o fluxo de comunicação interna que ocorre entre os pares, ou seja, pessoas com o mesmo patamar hierárquico, independe do nível.

O maior objetivo desse tipo de comunicação é contribuir com as relações interpessoais, permitir maior esforço e engajamento entre equipes, bem como o desenvolvimento de um trabalho mais colaborativo.

Isto porque, todos podem participar, debater e tomar decisões mediante um contexto baseado em diálogo, troca de ideias e opiniões, a partir de análises sobre o trabalho.

Existe também o fluxo transversal, que acontece em todas as direções, permitindo que as pessoas, independentes do nível hierárquico, cooperem com a comunicação e possam emitir opiniões em relação a outras áreas.

E o fluxo circular, que segue um ritmo mais dinâmico e informal, abrangendo todos os níveis de hierarquia.

Em resumo, podemos dizer que a comunicação interna, tem um papel fundamental dentro da organização, independente do fluxo que ela segue.

Entretanto, não basta sabermos que a comunicação organizacional abrange três dimensões e quatro modelos, precisamos saber, efetivamente, quais são seus principais objetivos e benefícios.

Quais os Principais Objetivos e Benefícios da Comunicação Organizacional

É fato que todos os nossos movimentos estão interligados à comunicação, seja através da fala, da escrita e dos gestos. O que nos permite afirmar que todas as atividades inerentes a uma organização, certamente, passam e dependem da comunicação.

Sendo assim, a falta ou a falha na comunicação, podem causar grandes transtornos e perdas. Por isso, um dos principais objetivos da comunicação organizacional é melhorar suas relações com o seu público interno e externo.

Trata-se de uma ferramenta essencial, para que ocorra cooperação entre a empresa e colaboradores, por exemplo, de forma que todos possam alcançar seus objetivos individuais e organizacionais. Com isso, se torna uma ferramenta que promove muitos benefícios.

Disseminação de valores

Através da comunicação organizacional, a empresa tem a oportunidade de compartilhar sua missão, visão e valores, colocando todos na mesma direção.

Além disso, disseminar a cultura de um ambiente corporativo harmonioso, com foco na valorização de todos, no bom relacionamento interpessoal, no objetivo e progresso comum.

Contribui para a gestão de conflitos

Quando a organização tem a cultura de transparência, sua comunicação é clara e objetiva, o que evita os conflitos por meio de discussões infundadas ou reclamações.

Inclusive, não evita apenas no ambiente interno, mas também no ambiente externo.

Divulgação da estratégia

Utilizando a comunicação interna, a empresa tem a possibilidade de integrar todos os setores, independe de área de atuação.

O objetivo é apresentar aos colaboradores quais são suas diretrizes, normas, procedimentos, objetivos e metas.

Favorece a integração

Através da comunicação interna, a empresa minimiza os possíveis ruídos que possam ocorrer e melhora os processos. Consequentemente, eleva a produtividade e seus resultados.

Essa integração é favorecida pelo grau de elevação da confiança e credibilidade, tornando as relações mais seguras.

Até aqui, conseguimos identificar o que é comunicação empresarial e organizacional.

A partir de agora, veremos o que distingue, exatamente a Comunicação Empresarial da Organizacional.

Qual a diferença entre Comunicação Empresarial e Organizacional

Reportando novamente aos estudos realizados pela Prof.ª Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch, utilizar o termo comunicação organizacional seria mais adequado, por conta da sua amplitude.

“Comunicação organizacional, como objeto de pesquisa, é a disciplina que estuda como se processa o fenômeno comunicacional dentro das organizações no âmbito da sociedade global. Ela analisa o sistema, o funcionamento e o processo de comunicação entre a organização e seus diversos públicos.”
Prof.ª Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch

Para Kunsch, o termo “Organizacional” é o mais assertivo, pois tem maior abrangência, podendo se referir a qualquer tipo de organização – pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs, fundações etc., não se restringindo ao âmbito do que se denomina “empresa”.

Talvez esta colocação, da professora, nos faça compreender melhor essa diferença entre comunicação empresarial e organizacional.

Enquanto a comunicação empresarial tem foco em metas mais direcionadas para obter ganhos internos (lucro e produtividade), a comunicação organizacional está focada em criar ganhos para equipes, empresa, outras organizações, clientes, fornecedores e sociedade.

Com essas informações, fica mais fácil percebermos que entre a comunicação empresarial e organizacional, usar a comunicação organizacional de forma estratégica, é o mais recomendado.

Como usar a Comunicação Organizacional de Forma Estratégica

A comunicação organizacional precisa ser percebida como uma ferramenta estratégica que transita por todas as ações de uma organização para construção da sua identidade e cultura.

Seu papel principal é disseminar os valores da empresa, sua cultura, de forma que seja incorporada por todos, isto é, pelo seu ambiente interno ou externo.

Sua estratégia deve ter como premissa um discurso coerente com a sua prática, com transparência e objetividade. Além disso, com foco e priorização, seja para dissolver conflitos ou para informar metas.

Necessita ser usada para tornar comum as informações sobre seus resultados e suas ações, para automatizar e ajustar processos.

E mais, para tornar a gestão de pessoas e da sua marca mais humanizada, isto é, gerar conexões verdadeiras, de forma que possa transmitir seus valores com seus clientes internos e externos.

É notório que com o mundo globalizado, as mudanças estão cada vez maiores e as organizações precisam estar atentas às novas formas de gestão como:

Gestão da satisfação dos clientes;
Gestão das pessoas que compõem a organização
Aumenta a lucratividade;
Gestão da qualidade de serviços e produtos;
Gestão da produtividade.

Além, é claro, da preocupação com a gestão do meio ambiente.

Isso tudo requer uma comunicação mais ampla, que seja abrangente e, principalmente, estratégica.

Não será mais possível manter apenas uma comunicação empresarial, que objetiva elevar a sua credibilidade e imagem, com foco nos seus resultados e lucro.

É preciso ir além.

Promover uma comunicação organizacional, quer dizer uma comunicação não só com funcionários e clientes, mas com fornecedores, agentes governamentais, outras organizações e comunidade.

Já passamos da hora de mudar o paradigma de uma comunicação restritiva. É preciso torná-la mais abrangente, seja com enfoque social, funcional, mas principalmente nas relações externas e internas da organização.

Concluímos assim que a comunicação empresarial e organizacional, se complementam. E carecem de serem usadas, principalmente pelas lideranças, como mecanismos estratégicos para tornar as empresas mais competitivas, sustentáveis e humanizadas.

QUER TURBINAR SEU NEGÓCIO?

Deixe nome e e-mail e receba conteúdo!

➥ Seus dados estão protegidos conosco

Inicie um Bate-Papo na Comunidade

Carrinho de compras
Rolar para cima
Enviar uma mensagem
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudar?