Relacionamento Interpessoal nas Organizações

Relacionamento Interpessoal nas Organizações

Relacionamento interpessoal nas organizações é assunto muito abordado pelas lideranças, além de ser uma das principais habilidades do futuro.

Relacionamento interpessoal nas organizações é um assunto que tem sido muito abordado pelas lideranças.

Isso porque, além de ser uma das habilidades mais destacadas pelas empresas, está vinculada a várias outras competências que serão demandas no futuro.

Competências que vem ocorrendo no mundo do trabalho, em virtude da chamada – Quarta Revolução Industrial: era da robótica, da automação, da inteligência artificial e aprendizado decorrente de experiências vividas. Além, é claro, em função das crises que temos passado, como: econômica, mercado de trabalho e pandemia.

Afinal, ter um bom relacionamento interpessoal, traduz a capacidade que o profissional tem de trabalhar em equipe e de forma colaborativa. Seja de forma presencial, home office ou de forma híbrida.

E quando se fala das lideranças, é importante destacar que esta habilidade se tornou fundamental para atuar como líder 4.0, que precisa estar focado no desenvolvimento de equipes.

Ocorre que para entender melhor a importância do relacionamento no trabalho, precisamos perceber como funcionam as relações humanas.

Compreender que existem outros fatores relevantes que interferem diretamente nas relações humanas como:

Relacionamento Intrapessoal;
Inteligência Emocional;
Comunicação Interpessoal.

O Que São Relações Humanas?

Desde os primórdios o ser humano percebe a necessidade de se socializar, seja para o desenvolvimento individual, intelectual ou do próprio grupo. Sendo assim, podemos descrever relações humanas, como a capacidade de interação entre duas ou mais pessoas, com o objetivo de se relacionarem.

A ação de se relacionar é adotada em todas as áreas da vida humana, como: Pessoal; Familiar; Social; Religiosa;

E Profissional, que passou a ter um destaque maior no início da década de 30, com a Teoria das Relações Humanas.

Essa teoria, que faz parte do conjunto das teorias administrativas, tem por premissa: “O ser humano…”.

Não pode ser reduzido a um ser mecânico, onde seu comportamento é apenas automático, isto é, suas atitudes e ações são mais profundas e complexas que de uma máquina;
É orientado pelo sistema social, concomitantemente com suas necessidades biológicas;
Possui necessidades essenciais para viver como: segurança, afeto, aprovação social, prestígio e autorrealização.

Por esta razão, percebemos que as relações humanas nas organizações passaram a ter uma visibilidade maior, bem como a serem estudadas de forma científica. E, para que haja qualidade no relacionamento interpessoal nas organizações é importante entender o que é relacionamento.

O Que é Relacionamento?

Trata-se de uma ligação, entre indivíduos, que se conectam através de objetivos e interesses comuns. Essas conexões, podem ocorrer de forma:

Afetiva

Baseada nos sentimentos entre as pessoas.

Como acontece com: familiares, casais e amigos. Entretanto, não surgem por conta de uma obrigação, e sim, pela afinidade emocional e intelectual, afeto e pela cumplicidade.

Profissional

Baseada nas relações que surgem no ambiente de trabalho.

Pode ser capaz de criar também uma relação afetiva, contudo o seu surgimento é em detrimento da relação de trabalho.

Ocorre que para que o relacionamento afetivo e profissional transcorra de maneira harmoniosa, é necessário vivenciar o relacionamento intrapessoal. Inclusive, por conta de uma série de experiências pelas quais passamos nos últimos anos, o Relacionamento Intrapessoal tornou-se ainda mais relevante.

Se faz necessário estar em constante conversa, bem franca e muito transparente, com os “nossos próprios botões”.

O Que é Relacionamento Intrapessoal?

Relacionamento Intrapessoal

Conceitualmente, dizemos que o relacionamento intrapessoal está baseado no quanto o indivíduo é capaz de se relacionar consigo mesmo.

Isto é, o quanto se conhece e consegue se relacionar com suas emoções e sentimentos.

É preciso que o indivíduo olhe para dentro de si e consiga identificar seus pontos fortes e a serem melhorados. Que tenha a capacidade de perceber o seu propósito de vida pessoal e profissional.

Além disso, é importante que o relacionamento intrapessoal seja o mais harmonioso possível e que contribua com o autoconhecimento e a capacidade de desenvolver a autoestima.

Autoestima

A autoestima está relacionada às emoções e sentimentos que são desenvolvidos consigo mesmo. Quanto mais elevada for, mais se desenvolve confiança e credibilidade sobre si.

A autoestima estimula a aceitação e o reconhecimento de comportamentos que devem ser revistos.

Autoconhecimento

Requer dedicação, motivação e energia para compreender quem somos e de forma profunda.

O autoconhecimento nos permite conhecer quais as nossas qualidades, habilidades e capacidades, assim como questionar: O que é necessário desenvolver e aprimorar para nos tornarmos melhores?

Isto é, nos possibilita conhecer nossas emoções e como podemos nos relacionar com elas de forma inteligente.

Por este motivo que a inteligência emocional é um dos fatores que contribuem para o bom relacionamento intrapessoal e interpessoal. E tem sido, cada vez mais exigida nas relações, sejam elas de trabalho ou pessoais.

O Que é Inteligência Emocional

É a capacidade que uma pessoa possui de refletir e agir de maneira consciente e usar a inteligência, para deter o controle e administrar suas emoções.

Na realidade, administrar as emoções não significa deixar de senti-las, mas sim buscar mecanismos para gerenciá-las de modo inteligente, não concordando que se sobreponham à sua vontade.

Todos nós passamos por situações que comprometem o nosso emociona.

Vivemos diversos fatores externos, como: guerras, pandemias, crises econômicas, crises culturais, crises religiosas e, sem mesmo nos damos conta que foi a Inteligência Emocional de determinadas pessoas, que fizeram com que esses diversos acontecimentos fossem superados.

De acordo com o Conforme Daniel Goleman:

“Para o bem ou para o mal, quando são as emoções que dominam, o intelecto não pode nos conduzir a lugar nenhum.”
Daniel Goleman

Quanto mais a pessoa manter a inteligência emocional e fazer a leitura sobre as próprias emoções, mais é capaz de perceber o outro. Isto é, percebendo melhor o outro, seremos mais bem-sucedidos nos nossos relacionamentos interpessoais.

Sabemos até aqui que para o desenvolvimento do relacionamento interpessoal nas organizações, de forma mais assertiva, além do relacionamento intrapessoal e da inteligência emocional, é necessário ter uma comunicação efetiva.

A comunicação interpessoal é um método de comunicação que ocorre entre duas ou mais pessoas, onde o emissor e o receptor trocam informações entre si.

Essa troca de informações é baseada na compilação das vivências, das emoções, na formação cultural e nas particularidades de cada envolvido na comunicação.

O mais importante na comunicação interpessoal é o quanto os interlocutores estão atentos e se sentem responsáveis pela troca das informações, pelos processos e o êxito da comunicação. Afinal, é necessário atenção para o fato de que cada profissional possui experiências e vivências culturais diferentes.

Temos a tendência a acreditar que a outra pessoa sempre sabe sobre o que estamos falando. Aliás, este comportamento é um dos maiores causadores de ruído e de interferência nas relações interpessoais.

O que pode ser óbvio para um, não necessariamente será para o outro. O óbvio também precisa ser dito.

Na comunicação interpessoal, de acordo com o pai da administração moderna:

“O mais importante na comunicação é ouvir o que não está sendo dito.”

E eu peço permissão a Peter Drucker de complementar sua frase com:

“O mais importante na comunicação é ouvir o que não está sendo dito, ATIVAMENTE”.

Em síntese, a habilidade da escuta ativa vai além de ouvir o outro.

O Que é Escuta Ativa?

Escuta ativa é uma habilidade, que pode ser desenvolvida tecnicamente e muito importante no processo de comunicação interpessoal. Trata-se de uma das principais skills, para que o relacionamento interpessoal no trabalho flua de forma assertiva.

Durante a escuta ativa, através do processo de empatia, surge a conexão entre os interlocutores que, de forma verbal e não verbal, contribuem para que a comunicação flua.

Vimo até aqui o quanto o relacionamento intrapessoal, a inteligência emocional e a comunicação interpessoal são importantes para obter êxito no relacionamento interpessoal no trabalho. A partir de agora, vamos entender a importância do relacionamento interpessoal nas organizações e como podemos melhorar essa habilidade no trabalho.

Qual a Importância do Relacionamento Interpessoal nas Organizações?

Já dissemos que o ser humano é um ser sociável, pensa, age e se comunica de forma diferente.

Em um ambiente de trabalho, essa diferença na comunicação precisa de atenção, pois pode impactar diretamente nas relações, assim como no clima da organização.

Se por um lado a boa comunicação gera aumento de produtividade, colaboração e interação, quando ela não ocorre de forma satisfatória, pode gerar baixo resultado, pouca produtividade e principalmente conflito entre os colaboradores.

É bom destacar que com o aumento do trabalho remoto, quanto mais a comunicação for assertiva, maior será o aumento da produtividade e dos resultados. Tanto das organizações, como dos próprios empregados.

Por este motivo, precisamos entender quais são os benefícios do relacionamento interpessoal nas organizações.

Quais os Benefícios do Relacionamento Interpessoal nas Organizações?

Sabemos que o clima organizacional influencia diretamente na motivação e no comportamento dos colaboradores, assim como os colaboradores influenciam diretamente nos resultados da empresa.

Portanto, é fundamental entender a importância do relacionamento interpessoal e sua influência nos ganhos de uma organização, assim como sua influência na carreira de um profissional.

Por este motivo, as empresas estão cada vez mais focadas em desenvolver a habilidade – Relacionamento Interpessoal – que contribui para um bom trabalho em equipe, colaboração e melhores resultados financeiros e de produtividade.

Afinal, quando entendemos a sua importância, conseguimos identificar que o relacionamento vai além de uma simples relação de trabalho entre dois profissionais.

Porque, na visão corporativa, conceitualmente:

Relacionamento Interpessoal nas Organizações está vinculado ao comportamento dos profissionais, seja mediante conflitos ou crises. Inclusive, como lidam com suas emoções e com o comportamento e os perfis diferentes dos demais profissionais.

Por isso, ao investirem no relacionamento interpessoal, as organizações promovem:

Maior engajamento dos colaboradores;
Diminui o índice de rotatividade;
Aumenta a lucratividade;
Reduz o índice de absenteísmo;
Amplia a competitividade no mercado.

E, principalmente, elevam o percentual de motivação dos colaboradores entre si e entre eles e a empresa.

Ocorre que, o papel de potencializar o relacionamento positivo no trabalho não deve ser apenas das empresas, mas também de cada profissional. Que precisa assumir este desafio, em comunhão com a empresa, para melhorar e ampliar relações.

Principalmente no que diz respeito às relações com os demais envolvidos com a empresa e é por esta razão, que quando falamos em comunicação, precisamos entender também a diferença entre comunicação empresarial e organizacional.

Como Melhorar o Relacionamento Interpessoal nas Organizações?

Desenvolva habilidades que permitam com que você consiga exercer o relacionamento interpessoal de forma genuína. Que proporcione aos seus colegas, empresa e a você mesmo, um ambiente assertivo.

Busque Autoconhecimento

Quanto mais você se conhecer, mais chances terá de reforçar e potencializar comportamentos positivos e minimizar comportamentos que possam influenciar negativamente, os seus relacionamentos.

Ao se perceber, você será capaz de se perceber melhor o outro e terá a oportunidade de contribuir com ele.

Tenha Empatia

Diferente do que muitos dizem, a empatia não é só se colocar no lugar do outro, mas também olhar pela ótica do outro, sem julgamentos.

Entendendo a visão de um colega de trabalho, você foca nos fatos. Com isso, tem a oportunidade de avaliar melhor as circunstâncias, sem que haja interferência pessoal e isso não significa que você tenha que concordar ou discordar, apenas perceber e entender como o outro vê a situação.

Mantenha Educação e Simpatia

Quando você é educado e simpático, gera conexão.

Um cumprimento e um bom sorriso no rosto sempre foram mecanismos de atração, contudo a falta deles contribui para que haja animosidade nas relações e consequentemente para um clima organizacional enfraquecido.

Ressalto que isso serve também para as comunicações online, ou seja, àquelas realizadas por aplicativos ou por comunicação remota. Mesmo que o funcionário se comunique através da escrita, como por exemplo usando o WhatsApp, ele deve seguir as regras da boa comunicação por aplicativo.

Deve evitar palavras que geram duplo sentido, não escrever aleatoriamente, sem refletir sobre o que está escrevendo ou mesmo usar imagens que possam passar imagens grosseiras.

Atue de Forma Colaborativa

Quanto mais contribuir com suas experiências, conhecimentos e habilidades, mais o relacionamento interpessoal no trabalho será efetivo.

Um bom relacionamento interpessoal compreende troca entre os profissionais. E quanto mais você oferecer o seu melhor, mais as relações profissionais se consolidam e se tornam positivas.

Desenvolva a Habilidade da Escuta Ativa

Como já dissemos, a escuta ativa é muito mais do que ouvir o que o outro diz, e sim escutá-lo na sua íntegra.

Evite distrações quando estiver interagindo com um colega de trabalho, preste atenção no que ele diz, como diz e promova uma conexão com ele. Interrupções na comunicação sempre provocam mal-estar e isso compromete as relações.

Para uma boa escuta ativa é preciso desenvolver a capacidade de perceber o outro na sua essência, sem julgamentos e preconceitos. Respeitando as diferenças que, certamente, possam existir.

Se interesse pelo outro de forma genuína e ele também agirá com você da mesma forma.

Reconheça Seus Erros

Errar é humano e, com as mudanças aceleradas que a tecnologia impõe, o erro passou a ser mais aceitável. Aliás, hoje em dia o erro é considerado parte do processo, porque quem não erra, provavelmente não tentou.

O foco deixou de estar no erro, e passou a ser no quanto você é rápido para corrigi-lo e aprendeu com ele.

Para as Statups: “Deve-se aprender errando, contudo, o mais importante é errar rápido e barato para corrigir o erro logo em seguida.”

Reconhecer o erro é uma virtude, gera confiança e credibilidade. Impacta diretamente nas relações interpessoais, como por exemplo nas relações entre gestores e colaboradores.

Saiba Receber e Fazer Críticas

Assim como você aprende com os erros, aceitar críticas faz parte do aprendizado e do desenvolvimento pessoal e profissional.

Avalie cuidadosamente as informações críticas que receber e não tome como questões pessoais.

Analise os fatos, seja humilde reconhecendo seus equívocos e agradeça a oportunidade de aprendizado. Entretanto, esse comportamento não pode ser apenas ao receber as críticas, mas principalmente ao fazer.

Para vivenciar um bom relacionamento interpessoal no trabalho, você deve evitar acusações e sim manifestar opiniões, dar feedbacks construtivos e corretivos e não agir com grosseria.

Ao fazer críticas, o seu colega de trabalho deve interpretar as suas informações como forma de aprendizado, como uma maneira de você contribuir com o crescimento dele.

Conclusão

Podemos concluir então, que as competências comportamentais são atualmente as mais valorizadas nos ambientes organizacionais. Que desenvolver a habilidade de se relacionar profissionalmente proporciona mais oportunidades para a sua empresa ou carreira.

Aliás, de acordo com o que foi apresentado no Fórum Econômico Mundial as competências que todos os profissionais vão precisar desenvolver para o futuro, estão praticamente relacionadas à capacidade dele se relacionar.

Na capacidade de desenvolver relacionamento interpessoal. Além da Inteligência Emocional que já foi citada, da Gestão de Pessoas e da Orientação para Servir.

Quanto mais desenvolver comportamentos que contribuam para que o seu relacionamento interpessoal nas organizações seja positivo, mais terá a chance de se manter sustentável.

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