Para criar o planejamento de carreira pessoal, você deve determinar seus objetivos profissionais, elaborar uma estratégia e colocá-la em ação.
Precisa saber exatamente o que te realiza e o que te deixa feliz profissionalmente. E, principalmente, saber quais são as ações práticas que deve executar para chegar ao resultado esperado.
Você já se perguntou:
O que eu desejo para a minha carreira?
Quanto mais você refletir e investir no planejamento da sua carreira, mais conseguirá alcançar resultados positivos, proporcionando realização pessoal.
Sua carreira profissional pode passar por mudanças ao longo da vida. Portanto, ao criar um planejamento de carreira pessoal, você pode traçar o caminho que deseja seguir e ajustar a rota, se necessário.
Para isso, é essencial entender o que é planejamento de carreira.
O Que é Planejamento de Carreira?
O planejamento de carreira é um processo que permite organizar como alcançar seus objetivos profissionais.
Seu propósito é descrever o progresso desejado, ou seja, a evolução e/ou transformação que você quer para sua carreira, seja dentro da organização em que trabalha ou no mercado em geral.
Com o planejamento de carreira, você define melhor seus objetivos, estabelece metas, prazos e estratégias para alcançar os resultados desejados. Por isso, é importante entender a diferença entre planejamento de carreira e plano de carreira.
Diferença Entre Planejamento de Carreira e Plano de Carreira
Embora muitos profissionais acreditem que plano de carreira e planejamento de carreira sejam semelhantes, na verdade, são conceitos distintos.
O planejamento de carreira está relacionado ao indivíduo, aos seus objetivos e metas, ao crescimento e desenvolvimento profissional que ele busca para sua carreira.
No planejamento de carreira pessoal, a diferença crucial é a capacidade do profissional de identificar sua vocação, definir seu propósito e criar metas para alcançar seus objetivos profissionais, além de buscar capacitação e desenvolver competências que possam impulsionar sua carreira.
Por outro lado, o plano de carreira está vinculado à trajetória que o profissional segue dentro de uma organização, de acordo com as diretrizes da empresa.
Normalmente, a empresa possui políticas específicas de cargos e salários, que envolvem a promoção do profissional e critérios para a evolução da carreira dentro da organização, seguindo uma visão hierárquica.
O plano de carreira é um projeto estruturado pela empresa, que define os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para cada cargo, ou seja, as competências que o funcionário precisa adquirir para cada posição que ocupar na organização.
Geralmente, a empresa utiliza a denominação Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para traçar metas individuais, sejam elas de desenvolvimento de competências ou de produtividade.
Vale ressaltar que todo o processo de construção do plano de carreira deve ser feito em parceria com o funcionário, pois ele é o responsável por executar o plano e não deve deixar exclusivamente nas mãos da empresa a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.
Qual a Importância do Planejamento de Carreira Pessoal?
Como já dissemos, o planejamento de carreira pessoal é um processo pelo qual a pessoa programa a sua carreira, projetando os resultados profissionais que deseja alcançar.
Isso ocorre a partir da visão que o profissional tem sobre sua situação atual, consegue identificar seus pontos fortes a serem desenvolvidos.
Quando você conhece seu perfil profissional, consegue identificar onde precisa dedicar esforços, além de investimentos financeiros e de tempo, para se capacitar e desenvolver.
Por isso, é importante entender os benefícios de criar seu planejamento de carreira.
Benefícios do Planejamento de Carreira Pessoal
Vida Profissional e Pessoal Mais Integrada
Sabemos o quanto é importante buscarmos o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Quando uma parte de nós está em desequilíbrio, a outra parte é afetada.
Mesmo considerando que o nível de inteligência emocional varia entre as pessoas, e que algumas possam ter um grau mais elevado que outras, ainda assim haverá desequilíbrio.
Por exemplo, quando você enfrenta insatisfação profissional, muitas vezes essa insatisfação interfere ou influencia pessoas próximas a você. Mesmo que tenha inteligência emocional para lidar com a situação, as pessoas ao seu redor podem não saber como agir, impactando sua vida pessoal.
Por isso, ao planejar sua carreira, você pode considerar todas as variáveis relacionadas às questões pessoais e profissionais, mantendo a integração entre elas.
Autoconhecimento Profissional
Através do planejamento de carreira pessoal, você começa a exercitar o autoconhecimento profissional.
Isso significa analisar mais profundamente seus pontos fortes e qualidades profissionais, assim como identificar os pontos que te deixam vulnerável em relação aos seus objetivos profissionais. Portanto, podemos dizer que o autoconhecimento profissional permite que você tenha consciência das competências que precisa desenvolver para alcançar seus objetivos.
Em outras palavras, você passa a potencializar suas competências predominantes e a melhorar aquelas que estão deficientes, capacitando-se para assumir, por exemplo, o cargo que deseja.
Concluímos, então, que o autoconhecimento profissional permite que você conheça seu perfil e tenha condições de projetar e planejar sua carreira de maneira sustentável.
Construir Personal Branding – Marca Pessoal
Um dos grandes benefícios que o planejamento de carreira proporciona, é a possibilidade de você construir, de maneira estratégica, sua marca pessoal.
Personal Branding está baseado na capacidade de um profissional destacar sua marca pessoal, ou seja, o quanto ele entrega valor e evidencia seu propósito profissional.
Ao planejar sua carreira, você inclui ações para alcançar suas metas profissionais. Parte dessas ações está relacionada a aumentar sua visibilidade e destacar as competências já desenvolvidas que fazem parte do seu perfil profissional.
Desenvolvimento de Competências
Para você alcançar seu objetivo profissional, precisa saber o que deseja profissionalmente.
Por meio do planejamento de carreira pessoal, você define claramente seus objetivos e as ações necessárias para alcançar o sucesso. Esse processo permite identificar as competências fundamentais para atingir esses objetivos.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a preocupação atual é com a requalificação da força de trabalho global. Por isso, eles elencaram 15 habilidades que estarão em destaque no mercado de trabalho até 2025.

Até aqui, você compreendeu o que é o planejamento de carreira pessoal e os benefícios que ele pode trazer. Agora, vamos explorar as etapas fundamentais para começar a construir seu planejamento de carreira pessoal.
Como Criar um Planejamento de Carreira Pessoal
O cenário atual constantemente indica que um profissional de alta performance não delega, muito menos “delarga”, sua carreira.Ele é responsável por planejar, construir e promover a evolução de sua trajetória profissional.
Quanto mais você desenvolve o autoconhecimento, mais aumenta sua capacidade de reconhecer suas habilidades e deficiências profissionais.
Um dos pontos fundamentais do planejamento de carreira pessoal é identificar e entender seu estado profissional atual, além de definir, estabelecer e projetar seu estado desejado.
A partir da reflexão e do autoconhecimento profissional, você começa a avaliar qual é, de fato, seu objetivo de carreira, quais são seus talentos e pontos de melhoria. Além disso, identifica as competências e necessidades atuais que o mercado demanda.
Para criar seu planejamento de carreira pessoal, é essencial conhecer as cinco etapas fundamentais para sua construção.
5 Etapas para Elaborar um Planejamento de Carreira
1ª Etapa – Autoconhecimento
O autoconhecimento permite que você perceba seus comportamentos e como responde aos acontecimentos externos.
Ter equilíbrio emocional e conhecer seu perfil envolve conhecimentos, habilidades e atitudes pessoais e profissionais. Assim, por meio de uma reflexão interna sobre seu estado atual, você terá mais clareza para elaborar o planejamento da sua carreira.
2ª Etapa – Estabeleça Objetivos de Carreira
É fato que todos nós desejamos muitas coisas, o que torna essa etapa desafiadora, pois você terá que fazer escolhas. No entanto, é crucial manter o foco.
Você precisa realmente saber o que está buscando profissionalmente e estabelecer metas de curto, médio e longo prazo.
Para um bom planejamento de carreira pessoal, é necessário considerar todos os conflitos e adversidades, a fim de tomar decisões mais assertivas.
3ª Etapa – Crie Estratégia
Não adianta saber qual é o seu objetivo profissional se você não criar uma estratégia para alcançá-lo.
Você já identificou suas qualidades e áreas a melhorar; agora, com essas informações, relacione tudo o que precisa fazer para atingir sua meta.
Visualize seu objetivo profissional sendo realizado e planeje as ações necessárias para chegar lá. Inclua nesse processo as competências que precisam ser desenvolvidas e aquelas que devem ser potencializadas.
4ª Etapa – Alinhamento do Plano de Ação da Carreira
Você precisará alinhar seu plano de ação com fatores externos. Ou seja, verifique se é possível conectar seu planejamento de carreira com o plano de desenvolvimento individual da empresa onde você trabalha.
Analise se o que você projetou para sua carreira está alinhado com os valores e propostas da empresa onde deseja trabalhar.
Além disso, considere a possibilidade de empreender e veja como seu planejamento de carreira pode se integrar a essa opção. Nesse caso, será necessário equilibrar suas expectativas pessoais e profissionais.
5ª Etapa – Avaliações Periódicas das Estratégias
Uma ferramenta de gestão, que pode ser usada é o PDCA. Sendo um método cíclico, abrangente e altamente eficaz, também pode ser aplicado à sua gestão pessoal.
Também chamado de Ciclo de Deming, o PDCA visa promover a melhoria contínua dos processos através de um ciclo de quatro ações.
A principal aplicabilidade dessa ferramenta é permitir que os processos, do seu planejamento de carreira pessoal, sejam claros e objetivos.
No planejamento de carreira pessoal, a avaliação periódica é essencial.
Após refletir sobre si mesmo, definir seu objetivo, criar um plano de ação e começar a executá-lo, será necessário verificar se os resultados desejados estão sendo alcançados. Portanto, construa indicadores que facilitem a verificação se você está realizando as ações propostas e cumprindo suas metas.
Se necessário, reavalie seu objetivo, suas metas e seu plano de ação, ajustando e corrigindo a rota conforme necessário.
Concluímos que, para que seu planejamento de carreira pessoal tenha sucesso, ele precisa ser efetivo e capaz de produzir os resultados esperados para sua vida profissional e pessoal.
Tenho plena certeza de que, ao refletir sobre quem você é e quem deseja ser profissionalmente, estará muito mais preparado e motivado para conduzir suas ações em direção às suas metas e objetivos profissionais!
Invista em você. Dedique tempo e atenção para construir seu planejamento de carreira pessoal.
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